Boas práticas para o seu televendas.
A geração de negócios de milhares de empresas em todo o Brasil depende de um departamento de vendas ativas e receptivas. Tendo toda essa importância em mãos você não pode jogar a sorte sua equipe comercial. É preciso um bom planejamento e um guia de boas práticas pode te ajudar a ter o resultado esperado. Um atendimento com qualidade pode aumentar sua taxa de conversão, o que é essencial em tempos de crise onde a procura diminui. Neste post vamos mostrar como garantir qualidade, acertar em pontos básicos que muitas vezes são ignorados pelos gestores e incrementar a performance.
1 – Se prepare para cada segmento
Se a sua equipe vai entrar em contato com um segmento é importante que ela se prepare. Cada empresa tem sua história, seus processos, e você não pode fazer um contato genérico. Prepare-se, leia sobre a empresa, o que eles comercializam, qual o tamanho e analise possíveis maneiras de você ajuda-lo. O processo de vendas nada mais é do que um relacionamento, e você deve ajudar seu cliente.
2 – Um Script matador
Alguns vendedores em call center se acostumaram a decorar o script. Isso é péssimo, passa a impressão que o cliente está conversando com um robô ou uma URA. Faça com que seu vendedor entenda as necessidades do cliente. O importante de um bom script é que ele faça as perguntas certas para que o cliente e que entenda quais são os pontos chaves do discurso para gerar vendas e convencimento.
3 – Usar indicadores
A única maneira de você incrementar a produtividade da sua equipe é analisando os pontos corretos de produtividade. Neste link você consegue encontrar um e-book que irá te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe. Dados como número de chamadas perdidas, recebidas e efetuadas são essenciais em departamentos de televendas. Além disso medir o tempo ocioso da sua equipe pode fazer a diferença na produtividade.
4 – Não crie apenas metas de vendas
As vendas são uma consequência de um processo de sucesso. Neste processo existem pequenas vitórias que devem ser medidas. Cada passo deve ser formado por uma meta. Por exemplo: quantidade de oportunidades geradas, quantidade de conversão, quantidade de prospecção. Tudo isso deve ser gerenciado por uma meta diária, semanal ou mensal. Entendendo cada um desses processos você baterá sua meta e alcançará os resultados necessários.
5 – Diminua o estresse
Um call center pode ser muito estressante. Isso pode diminuir a capacidade produtiva do seu vendedor e os resultados irão cair, aumentará a rotatividade e o processo ficará comprometido. Por isso tente criar um ambiente descontraído, incentive seus colaboradores a terem momentos sociáveis dentro da empresa e converse com cada um deles. Seja de fato um coach para sua equipe.
Conclusão
Se atente aos pontos mais cruciais da sua equipe, e não deixe que o dia a dia impeça você de alcançar seus resultados.
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